O que você está buscando?

Aqui Tem Conhecimento

Como Surgiu a Internet que Conhecemos Hoje?

 

infografico-como-surgiu-a-internet-IPE

A internet revolucionou o funcionamento tradicional das sociedades modernas como o fizeram, ao seu tempo, a imprensa, a máquina a vapor, a eletricidade ou a telegrafia sem fio (rádio)



> 1957
Em 1957, o presidente americano Eisenhower criou a ARPA (Agência de Pesquisas de Projetos Avançados), logo depois do lançamento do satélite Sputinik pelos soviéticos, para garantir a superioridade técnica e científica dos EUA sobre seus rivais. Em 1969, a rede ARPAnet já estava operacional.

> 1964
Em 1964, o pesquisador Paul Baran publica uma série de estudos sobre redes, onde apresenta o conceito de um sistema estruturado como uma teia de aranha (web, em inglês), onde a informação ao invés de centralizada, transitava entre os diversos nós. Baran é considerado por isso um dos principais pioneiros da internet.

> 1971
Em 1971, o engenheiro americano Ray Tomlinson criou o correio eletrônico. No ano seguinte, Lawrence G. Roberts desenvolveu um aplciativo que permitia a utilização ordenada dos e-mails.

> 1974
Em 1974, Robert Kahnet e Vint Cerf criaram o protocolo TCP/IP, como uma linguagem que pudesse integrar as diversas redes operando nos Estados Unidos, Grã Betanha e França.

A internet chegou no Brasil no final da década de 80. O primeiro passo foi a conexão da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) com outras instituições de ensino e pesquisa nos Estados Unidos.

> 1989
Em 1989, o pesquisador Tim Berners-Lee criou o protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Markup Language), que permitem navegar de um site a outro, ou de uma página a outra.

> 1996
Em 1996, dois alunos de Stanford, Larry Page e Sergey Brin projetaram uma nova ferramenta de busca para a internet. O BackRub, como era chamado o projeto, se baseava em uma nova tecnologia para determinar a relevância de uma página: nascia o PageRank. O nome da ferramenta mudou para Google e a empresa foi oficialmente constituída em 1998, na garagem de uma amiga.

> 2003
Em 2003, o estudante de Harvard – Mark Zuckerberg e mais 3 amigos criaram o site Facemash, como um jogo entre os estudantes da universidade para escolher os rostos mais atraentes. Em 2004, os 4 jovens fundariam o site thefacebook.com, uma rede social inicialmente restrita aos alunos de Harvard.

Em maio de 2003, Reid Hoffman, que já foi vice-presidente executivo da empresa PayPal, lançou a rede social Linkedin. Voltada para contatos profissionais e acadêmicos, a rede está presente em mais de 200 países, disponível em 20 idiomas diferentes e possui hoje mais de 230 milhões de usuários. O Brasil já é o terceiro maior mercado da plataforma, com cerca de 15 milhões de usuários cadastrados.

> 2006
Em 2006, o ainda estudante Jack Dorsey com a ajuda de mais 3 sócios criou o serviço de microblog Twitter. A plataforma logo se tornou uma das redes sociais mais populares e influentes da internet.

Com frequência, os assuntos mais comentados da internet hoje em dia, surgem com posts publicados na ferramenta, especialmente aqueles mais polêmicos, envolvendo declarações de celebridades e famosos de todo tipo. Todas as 70 milhões de ações oferecidas foram vendidas e a empresa passou a ser avaliada em mais de US$ 24 bilhões pelo mercado. Hoje, a ferramenta possui mais de 200 milhões de usuários cadastrados, sendo 70% desse número fora dos EUA.

> 50,8%
O total de pessoas com acesso à internet no Brasil chegou a 102,3 milhões em 2013, um crescimento de 9% em relação ao ano de 2012. Ou seja, mais de 50% dos brasileiros estão conectados à web.

> 40%
Segundo a ONU, hoje já existem cerca de 2,7 bilhões de internautas no mundo, ou seja, 40% da população planetária está on-line.

Comentários

Comentários

1 Comentário

Faça um Comentário

Primeiro Passo

Cadastre o seu e-mail e receba em primeira mão os nossos "Passo a Passo" de como conquistar os melhores resultados com a Internet para o seu Negócio

Vamos compartilhar conhecimento!

Vamos compartilhar conhecimento!

Receba o e-book

Cadastre o seu e-mail e receba em primeira mão o e-book "OS 4 PILARES PARA GERAR MAIS NEGÓCIOS COM GOOGLE ADWORDS".

Vamos compartilhar conhecimento!

* indicates required

Mande a sua Sugestão

Nós queremos a sua participação. Que outros conteúdos vão te ajudar a gerar mais negócios pela internet?

Vamos compartilhar conhecimento!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sugestão